Tratamento de menores de idade viciados em clínica de recuperação

A dependência química é uma doença que vicia pessoas de todas as idades, inclusive adolescentes. Mas, você já pensou como é o tratamento de menores de idade viciados em clínica de recuperação?

Essa dependência tem tratamento, e precisa ser feito o quanto antes para evitar problemas de saúde. Esses tratamentos podem ser feitos pelo SUS- Sistema Único de Saúde, onde existe toda uma equipe preparada e voltada para o cuidado do viciado, desde aos cuidados mais simples, até os mais complexos.

Se você quer entender um pouco mais sobre como funcionam esses tratamentos em menores de idade viciados no centro de recuperação, confira as informações a seguir:

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS MENORES DE IDADE

Existe uma rede voltada para o tratamento de dependentes químicos de todas as idades. O trabalho funciona a partir de uma equipe multidisciplinar, onde a assistência é totalmente integral.

Segundo o Estatuto da Criança e Adolescente, os direitos que são concedidos à criança também dizem respeito ao tratamento de menores de idade viciados. Com isso, é assegurado que o Estado ofereça os recursos necessários para que o tratamento combate à dependência química.

Com esse direito, o tratamento de menores de idade viciados acontecem através de uma assistência continuada, integral e humanizada.

COMO FUNCIONA A INTERNAÇÃO DE MENORES DE IDADE VICIADOS?

Um dos tratamentos mais eficazes para combater a dependência química em adolescentes é a internação. Nessas clínicas de reabilitação, o paciente recebe todos os recursos suficientes para combater o vício.

Antes de tudo, é necessário que o próprio adolescente reconheça que precisa de tratamento, dessa forma, ele será eficaz e não vai resistir ao que for proposto. Geralmente, a iniciativa da internação acontece por parte dos responsáveis legais ou dos familiares do adolescente.

Por isso, é muito importante que a família apoie todas as decisões dele em não continuar mais com o vício, sem ser julgado ou condenado por isso. Dessa forma, o tratamento terá melhor adesão.

QUAL O OBJETIVO DA INTERNAÇÃO?

O principal objetivo da internação do jovem é oferecer um ambiente seguro para o tratamento de menores de idade viciados. Nas clínicas, todos os recursos são voltados para que haja uma quebra do vício.

Lá, o adolescente menor consegue ter acesso aos medicamentos necessários e a assistência de psicólogos, por exemplo. Além disso, é importante para que ele consiga se reintegrar na sociedade novamente.

Existem diversas clínicas particulares e também públicas com esse objetivo. Com isso, é muito importante pesquisar antes de internar o menor de idade viciado, buscando sempre uma boa estrutura e profissionais de referência.

COMO LIDAR COM A ABSTINÊNCIA?

Um problema comum que um dependente químico passa durante o seu tratamento de reabilitação é a abstinência. 

Todo esse processo é feito por etapas, e a primeira delas é a desintoxicação. Normalmente, o viciado em drogas sente uma necessidade muito grande de fazer o uso, e a desintoxicação é justamente para tirar essa submissão às drogas.

Mas, é claro que isso leva também à uma abstinência. É uma fase bem difícil do processo, e pode levar o menor de idade a ter sintomas como tremores, náuseas, agitação e vômitos.

Ele se sente debilitado e precisa de um acompanhamento contínuo para ser restabelecido. Com isso, os medicamentos são usados a partir da orientação médica, até que o corpo se sinta preparado para partir para as próximas etapas.

IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO COM PSICÓLOGOS

O tratamento da dependência química e alcoolismo, principalmente em menores de idade, pode ser uma fase de muita resistência. Por isso, o acompanhamento com psicólogos é tão importante.

Esse acompanhamento também deve ser contínuo e regular, para que o processo seja um pouco mais fácil de suportar. Além de ter um acompanhamento individual, o adolescente por fazer terapias em grupos, com trabalhos manuais e que usem a mente, mantendo-o ocupado.

O suporte e apoio da família também é muito importante durante esse tratamento. Só assim, o menor de idade vai conseguir dar continuidade ao que começou. 

De forma progressiva, ele vai conseguindo se livrar das drogas e se restabelecer, voltando a ter sonhos e planejando a vida.

O tratamento de menores de idade viciados em clínica de recuperação pode ser bem complexo, mas é um dos que mais tem eficácia. Com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar do Grupo Clínicas, o adolescente consegue largar os vícios e se reintegrar na sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Podemos te ajudar?